Público Alvo: Alunos da Ed. Infantil à 4ª /EF
Diretora: Eleonora Cerqueira Lima Amorim Almeida
Supervisora Pedagógica: Cristiane M. da Costa
Orientadora Educacional: Giselle Gusmão Sousa
Ano: 2009.
Quando os jovens são orientados a participar de projetos que envolvem o exercício da solidariedade e abertura para o outro, o resultado é sempre satisfatório. Em vista disso nós, do Colégio Magalhães, iremos realizar o projeto Páscoa Solidária objetivando vivenciar o real sentido desta festa religiosa.
Este projeto deverá proporcionar ao aluno um conhecimento e uma compreensão de seus valores e atitudes dentro de um contexto social.
Despertar nos alunos a solidariedade ao próximo, oportunizando a ação educativa e social que venha beneficiar a comunidade e ainda incentivar a criatividade dos alunos.
Desenvolvimento:
Interdisciplinar o assunto em diversas áreas:
1 - Língua Portuguesa (Linguagem Oral e Escrita):
- Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema;
- Leitura e interpretação de textos;
- Elaboração de textos e/ou cartazes sobre os símbolos da Páscoa;
- Confecção de frases, poesias, textos, mensagens, etc.
2 - Matemática (lógica):
- Quantificação;
- Cores;
- Correspondência;
- Pesquisas de preços;
- Medidas;
- Problematização (Resolução de problemas).
3 - Geog/História:
- Origem da Páscoa
- Pesquisa e relatórios
4- Ciências:
- Origem do chocolate (cacau)
- Industrialização
- Laboratório – Preparo do ovo da páscoa.
5 - Artes:
- Desenhos, pinturas;
- Confecção de cartões;
- Dobraduras.
6 - Movimento:
- Dança;
- Pequenos jogos.
7 - Inglês:
Elaborar um quadro comparativo sobre a comemoração do dia da Páscoa em diferentes culturas.
- Pesquisas;
- Visita ao site : http://www.ocoelhodapascoa.com.br/;
- Filme “ A fábrica de chocolate” - Orientações no roteiro.
- Alimentação: ingredientes utilizados para fazer o ovo de páscoa
- Comer com moderação o chocolate (benefícios e prejuízo à saúde)
Momento Solidário - visita de uma instituição escolhida pelos alunos e professores
Avaliação:
A avaliação será diária, através da observação e participação dos alunos nas atividades, da produção de textos e confecções dos materiais.
O coelho saiu da toca - as crianças formarão uma toca, duas a duas com as mãos para cima e dentro de cada toca ficava outra criança que era o coelho. Uns coelhos ou mais, dependendo do número de crianças, ficam sem toca. A professora diz: "Coelhinho sai da toca!", as crianças que são coelhos, trocam imediatamente de toca e o coelho que estava fora, tenta ir para dentro da toca. O coelho eu fica sem toca, tenta entrar numa próxima vez.
Em sala – Escrever a palavras PÁSCOA ou COELHO em uma folha,peça aos alunos para colarem bolinhas de papel nas letras.
Salada de frutas – Peça para cada criança trazer uma fruta, cada uma simbolizará um dos valores. Mamão - Amizade, Laranja - Paz, Maça - Felicidade, Abacaxi - Alegria, Manga - Solidariedade, Morango - Amor. A professora chama o aluno na frente e este mostra para o grupo a fruta que trouxe e diz por que do valor empregado a ela. Ao final é proposto uma salada de fruta onde o professor conscientizará que a páscoa não é somente chocolate e que precisamos obter os valores e empregá-los.
Visita do Coelho - Levar um coelhinho para escola.
Decorar – Organizar a escola para o momento da culminância. Procura os ovinhos – Enfeitar as crianças e brincar de procurar os ovinhos (representados pela lembrancinha – bombom)
Corrida de Nariz - Divide-se o grupo em times que contenham quatro a cinco crianças cada um. Coloca-se as crianças de cada time em fileira atrás de uma linha de partida. Na frente de cada time deverá haver um ovinho de chocolate para cada criança e distante cerca de 4m um círculo de giz de cerca de 50 cm de diâmetro. Iniciando o jogo o primeiro aluno de cada fileira sai e deverá mover um dos ovinhos até o interior do círculo tocando-o com o nariz. Vence a equipe que terminar primeiro com todos os seus ovinhos no interior do círculo.
Os ovos do Vizinho - Divide-se as crianças em dois time. Delimita-se o campo e traça-se uma linha ao meio. Cada equipe ocupará um dos lados. No centro de cada campo desenha-se um círculo de cerca de 1 m de diâmetro e dentro coloca-se quatro ovos para cada time (4 ovos é uma boa medida para 10 a 12 jogadores, existindo mais eles deverão se proporcionalmente aumentados). As crianças deverão ir até o campo do adversário e lá pegar os ovos para colocá-los no círculo do seu campo. Os ovos deverão ser transportados um de cada vez. Quando um dos jogadores que estiver transportando um ovo for tocado por um adversário ele deverá ficar parado no local até que seja "libertado" pelo toque de um companheiro de seu time. Quando um jogador estiver dentro do círculo seja de que campo for ele não poderá ser tocado. Vence quem conseguir transportar os seus ovos primeiro.
RECEITA DE OVOS DE PÁSCOA SEM LEVAR AO FORNO
01 lata de leite em pó;
01 lata de Nescau;
01 lata de leite condensado;
Um pouco de leite de vaca, caso a massa ainda esteja muito seca.
Balas macias para o recheio.
Modo de preparo:
Misturar tudo e ir amassando, colocando o leite condensado aos poucos até a massa ficar consistente.
Distribuir a mesma quantidade para cada aluno que deverá enrolar, com a mão, a massa, em forma de ovo ou bombom, colocando a bala como recheio.
Para embalar:
Papel alumínio, papel celofane e fita.
Coelhinho da Páscoa Coelhinho da Páscoa, o que trazes para mim?
Coelhinho da Páscoa, o que trazes para mim?
Eu trago o sorriso puro das crianças,o gesto caloroso do amigo sincero,a clareza do sentimento entre as pessoas.
Coelhinho da Páscoa, o que trazes para mim?
Eu trago a solidariedade presente em cada coração, o respeito pela vida , o carinho das mães pelos filhos.
Coelhinho da Páscoa, o que trazes para mim?
Eu trago as orações diárias de milhões de pessoas, o desejo de harmonia, compreensão e paz.
Coelhinho da Páscoa, o que trazes para mim?
Eu trago o ovo de chocolate simbolizando a fartura, a compreensão entre os povos, as palavras de Fé em Deus.
Coelhinho da Páscoa, o que trazes para mim?
Eu trago a vontade de que todas as pessoas tenham fé e amor, que respeitem não só no dia da Páscoa, mas em todos os dias.
3 comentários:
maravilhoso os seus trabalhos,trabalhei com meus alunos e foi um sucesso.Obrigada pela ajuda,abraços...marta
Amei seu projeto da Páscoa! Parabéns pela proposta, continuem assim.
Abraços Cecília.
Postar um comentário