sábado, 28 de março de 2009

Texto de Fundamentação

Material concreto, um aliado nas aulas de matemática

Um caminho para se obter um melhor aprendizado. Quanto mais a criança explora as coisas do mundo, mais ela é capaz de relacionar fatos, idéias e tirar conclusões. No caso da matemática, a utilização adequada de materiais concretos auxilia a compreensão e a construção do pensamento lógico.
Uma alternativa interessante para levar os alunos a construir diferentes conceitos matemáticos é recorrer aos materiais concretos.
Existem muitos exemplos de materiais concretos que podem ser divididos em dois grupos:
- Os não-estruturados = bolas de gude, carretéis, palitos de sorvete, tampinhas de garrafas e outros objetos do cotidiano, dependendo de sua utilização da criatividade do professor.
-Os estruturados, apresentam idéias matemáticas definidas e se adaptam vários conteúdos e objetivos, e a alunos de diferentes faixas etárias. Entre eles, podemos citar: o Ábaco, o Material Dourado, o Material Cuisenaire e o Tangran.
Esses materiais despertam a curiosidade e estimulam os alunos a descobrir semelhanças e diferenças, criar hipóteses, chegar a conclusões, a se relacionar com a matemática de forma leve, direta e criativa.
1-Ábaco

Um dos primeiros materiais para cálculo matemático criado pelo homem.
Consiste:
Em uma moldura retangular com fileiras de arames. Cada fileira corresponde a uma classe gramatical.
Aplicabilidade: desenvolver conceitos de adição, subtração, multiplicação, divisão e números decimais.

2 - Material Dourado

Elaborado pela médica Maria Montessori, para desenvolver habilidades em crianças com necessidades especiais. Com o sucesso, teve sua utilização utilizada largamente no meio educacional.
O material é composto de cubos, barras, placas e um cubão de madeira.
O cubinho de 1 cm representa a unidade, a barra de dezena, a placa a centena e o cubão o milhar. Aplicabilidade: explorar o sistema de numeração decimal, operações aritméticas frações e decimais.
3 - Material Cusinaire

Elaborado por George Cuisenaire, composto de barras de madeira, com cores padronizadas. Os comprimentos variam de 1 em 1 centímetro, indo 1 a 10.
Aplicabilidade: explorar seqüência matemática, frações, coordenação motora, memória visual, forma, tamanho e cores.
4 - Tangran

Antigo Jogo chinês com sete peças: um quadrado, um paralelogramo e cinco triângulos, formando um quebra-cabeça.
Aplicabilidade: desenvolver o raciocínio lógico e geométrico, percepção espacial, exercitar as relações espaciais e as estratégias de resolução de problemas.
Referências Bibliográficas:
BRASIL, MEC- Ministério da Educação e do Desporto, SEF- Secretaria de Educação Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática (PCNs). u.3. Brasília, DF: MEC/SEF 1997
PARRA, Cecília; SAIZ, Irmã- Didática da Matemática: Reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre. Artes Médicas, 1996
FAYOL, Michel. A criança e o número; da contagem à resolução de Problemas. Porto Alegre. Artes Médicas, 1996.

Nenhum comentário: