segunda-feira, 30 de março de 2009

Fique ligado!!!

O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Com o objetivo de criar uma ortografia unificada para o português, a ser usada por todos os países de língua oficial portuguesa surgiu, então, Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que entrou em vigor no Brasil em 2009.
Os países que possuem o Português como língua oficial e participam desse Acordo são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Calculam-se em mais de 200 milhões as pessoas que falam Português em todo o mundo. A língua portuguesa é a 5ª mais falada do planeta!

Esclarecimentos acerca do Novo Acordo Ortográfico

O Acordo Ortográfico:

  • muda a grafia de certas palavras, a maneira como se escrevem, mas não altera a pronúncia de nenhuma palavra.
  • não tem a ver com as variações de uso ou significado de palavras, mas sim com a maneira como se escrevem.
  • não estabelece regras de sintaxe (modo como se combinam as palavras para a expressão do pensamento); tem a ver somente com a maneira de escrever as palavras.
  • não interfere na coexistência ou com as regras de normas linguísticas regionais (cada região tem a sua maneira própria da falar).
  • não introduz uma completa uniformização na grafia das palavras, mas naturalmente a redução ao mínimo possível das diferenças é um dos objetivos. Com o acordo escreveremos as palavras nos países de língua portuguesa com uma única norma.

Com o Acordo Ortográfico a grafia das palavras passa a ser regulamentada nos países de língua portuguesa por uma única norma.



O que mudou afinal?

Alfabeto
O alfabeto português passa a ter 26 letras, com a incorporação das letras K, Y e W.

A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z
Trema
Não se usa mais o trema (¨), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui.
Atenção: o trema permanece apenas nas palavras estrangeiras e em suas derivadas.

Mudanças nas regras de acentuação
1. Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba).
Antes: ------------------ Depois:
colméia ----------------- colmeia
heróico ----------------- heróico
Atenção: essa regra é válida somente para palavras paroxítonas. Assim, continuam a ser acentuadas as palavras oxítonas terminadas em éis, éu, éus, ói, óis. Exemplos: papéis, herói, heróis, troféu, troféus.
2. Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo.
Antes --------------------Depois
Baiúca--------------------- Baiuca
Bocaiúva ------------------Bocaiuva
cauíla ----------------------cauila
Atenção: se a palavra for oxítona e o i ou o u estiverem em posição final (ou seguidos de s), o acento permanece. Exemplos: tuiuiú, Piauí.

Mudanças nas regras de acentuação
3. Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s).
Antes ------------------------------Depois
abençôo----------------------------- abençoo
crêem -------------------------------creem
perdôo ------------------------------perdoo
vêem -------------------------------veem

4. Não se acentua mais a letra 'u' nas formas verbais rizotônicas, quando precedido de 'g' ou 'q' e antes de 'e' ou 'i' (gue, que, gui, qui).
Antes ------------------------------Depois
argúi -------------------------------argui
apazigúe ----------------------------apazigue
averigúe ----------------------------averigue
enxágüe ----------------------------enxague
obliqúe -----------------------------oblique

Vejamos as regras para o uso do acento diferencial...

4. Não se usa mais o acento que diferenciava os pares pára/para, péla(s)/ pela(s), pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/polo(s) e pêra/pera.

Como era: Para entregar as pizzas encomendadas por Carlinhos, Geraldo pára sua moto em frente ao sacolão.

Como ficou: Para entregar as pizzas encomendadas por Carlinhos, Geraldo para sua moto em frente ao sacolão.


Atenção:

•Permanece o acento diferencial em pôde/pode. Pôde é a forma do passado do verbo poder (pretérito perfeito do indicativo), na 3a pessoa do singular. Pode é a forma do presente do indicativo, na 3a pessoa do singular.
Exemplo: Ontem, ele não pôde sair mais cedo, mas hoje ele pode.
• Permanece o acento diferencial em pôr/por. Pôr é verbo. Por é preposição.
Exemplo: Vou pôr o livro na estante que foi feita por mim.
• Permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos ter e vir, assim como de seus derivados (manter, deter, reter, conter, convir, intervir, advir etc.). Exemplos:

Ele tem dois carros. / Eles têm dois carros.
Ele vem de Sorocaba. / Eles vêm de Sorocaba.
Ele mantém a palavra. / Eles mantêm a palavra.
É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/fôrma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara.

Emprego do hífen com prefixos
Regra básica:Sempre se usa o hífen diante de h: anti-higiênico, super-homem.
1. Prefixo terminado em vogal:

• Sem hífen diante de vogal diferente:
Antes ------------------------------Depois
auto-afirmação ---------------------autoafirmação
contra-indicação-------------------- contraindicação
extra-oficial ------------------------extraoficial

• Sem hífen diante de consoante diferente de r e s: anteprojeto, semicírculo.
• Sem hífen diante de r e s. Dobram-se essas letras:
Antes ---------------------------------------Depois
ante-sala ------------------------------------antessala
contra-senha --------------------------------contrassenha
ultra-sonografia -----------------------------ultrassonografia

• Com hífen diante de mesma vogal: contra-ataque, micro-ondas.
Antes ---------------------------------------Depois
contra-ataque --------------------------------contra-ataque
microondas ----------------------------------micro-ondas

2. Prefixo terminado em consoante:
• Com hífen diante de mesma consoante:
Antes---------------------------------- Depois
hiper-reativo--------------------------- hiper-reativo
super-resistente -----------------------super-resistente

• Sem hífen diante de consoante diferente: intermunicipal, supersônico.
• Sem hífen diante de vogal: interestadual, superinteressante.

Observações (uso de alguns prefixos em particular)
1. Com o prefixo sub, usa-se o hífen também diante de palavra iniciada por r: sub-região, sub-raça etc. Palavras iniciadas por h perdem essa letra e juntam-se sem hífen:
Antes ------------------------------Depois
sub-humano------------------------ subumano

2. Com os prefixos circum e pan, usa-se o hífen diante de palavra iniciada por m, n e vogal: circum-navegação, pan-americano etc.
3. O prefixo co aglutina-se em geral com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por o: coobrigação, coordenar, cooperar, cooperação, cooptar, coocupante etc.
4. Com o prefixo vice, usa-se sempre o hífen: vice-rei, vice-almirante etc.
5. Não se deve usar o hífen em certas palavras que perderam a noção de composição, como girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista etc.
6. Com os prefixos ex, sem, além, aquém, recém, pós, pré, pró, usa-se sempre o hífen: ex-aluno, sem-terra, além-mar, aquém-mar, recém-casado, pós-graduação, pré-vestibular, pró-europeu.

Letras maiúsculas e minúsculas

1. Mantém-se a letra minúscula nos nomes de meses, estações do ano e dias de semana.
2. Adota-se a letra minúscula nos nomes dos pontos cardeais. Ex: norte, sul, leste, oeste.
3. Emprego facultativo da letra minúscula nos vocábulos que compõem uma citação bibliográfica, com exceção do primeiro vocábulo e daqueles obrigatoriamente grafados com maiúscula. Ex: Em Busca do Tempo Perdido ou Em busca do tempo perdido.
4. Emprego facultativo de minúscula nas formas de tratamento e reverência (axiônimos), bem como em nomes sagrados e que designam crenças religiosas (hagiônimos). Ex. Santa Isabel ou santa Isabel, Governador Mário Covas ou governador Mário Covas.
5. Emprego facultativo de minúscula nos nomes que designam domínios do saber e formas afins. Ex. Português ou português, Arte Medieval ou arte medieval, História da América ou história da América.
6. Emprego facultativo de maiúscula inicial em logradouros públicos, templos e edifícios. Ex. Rua do Ouvidor ou rua do Ouvidor, Edifício Copan ou edifício Copan, Túnel Rebouças ou túnel Rebouças, Bairro da Mooca ou bairro da Mooca etc.

Grafia de derivados
1. Uniformização dos sufixos –iano e –iense (em vez de –ano e –ense) em vocábulos derivados de palavras terminadas por –e(s). Ex. acriano, açoriano, quebequiense, zairiense etc.
2. Uniformização das terminações átonas –io e –ia (em vez de –eo e –ea) nos substantivos que constituem variações de outros substantivos terminados em vogal. Ex. hástia, réstia, véstia, béstia etc.
3. Variação da conjugação de verbos terminados em –iar, provenientes de substantivos terminados em –ia ou –io átonos. Ex. negocio ou negoceio, premio ou premeio, noticio ou noticeio,

Letras Mudas (muito utilizadas em Portugal)
1.Eliminação de consoantes mudas não pronunciadas.
Ex. baptizar – batizar, adoptar – adotar.
2. Emprego facultativo de consoantes mudas pronunciadas.
Ex. Excepcional ou excecional, concepção ou conceção, aspecto ou aspeto, corrupto ou corruto.

Vamos resumir essas regras?
Complete as frases a seguir.
  • O alfabeto passou a ter _____ letras.
  • Só usamos o trema em palavras____________.
  • As palavras alcatéia e alcalóide passaram a serem escritas como _________ e __________, porque são _______________ .
  • Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ___________.
  • Nas palavras terminadas em êem e ôo(s) não se usa mais o _____________.
  • Não se usa mais o acento que diferenciava os pares pára/para, ______/_______, ______/_______, ______/_______ e pêra/_______.
  • Permanece o acento diferencial em ______/_______ e _______/________.
  • Permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos _____ e vir.
  • Sempre se usa o hífen diante de ___, exceto quando esta letra está após o prefixo ____.
  • Usa-se letra minúscula nos nomes de meses, estações do ano, dias de ____________ e _____________.

Mas você não precisa decorar todas as regras!

Veja as dicas a seguir.

- Recorra sempre ao dicionário quando tiver dúvidas.
- Faça exercícios!
- Leia textos que tragam a nova ortografia. E leia muito!
- Crie o hábito de escrever.

Quando lemos e escrevemos, exercitamos a nossa mente, desenvolvemos nossa criatividade e nossa capacidade de articulação!
Com o tempo, vai ser mole escrever assim! Mudanças requerem esforço, mas nos ajudam a crescer!


Viajar pela leitura

Viajar pela leiturasem rumo, sem intenção.

Só para viver a aventuraque é ter um livro nas mãos.

É uma pena que só saiba dissoquem gosta de ler.

Experimente!Assim sem compromisso,você vai me entender.

Mergulhe de cabeça na imaginação!


(Clarice Pacheco)

2 comentários:

Luciana disse...

Adorei o site. Vou recomendá-lo aos meus alunos. A poesia 'Viajar pela leitura' de Clarice Pacheco é belíssima! Parabéns pela iniciativa.

Cristiane disse...

As dicas do Novo Acordo Ortográfico estão ótimas. Obrigada!!!
Também adorei a poesia de Clarice Pacheco.