terça-feira, 16 de setembro de 2008

Visita à Biblioteca

Ontem começou a Semana Maurício de Sousa.
A biblioteca foi organizada com expositores contendo os gibis da turma da Mônica...

... varalzinho com algumas tirinhas da turma...

... e uma caixa de gibis com o Sansão (coelhinho da Mônica).


Tivemos uma rodinha de conversa, onde a bibliotecária Shirley contou aos alunos como tudo começou ...


... Tudo começou há aproximadamente 49 anos atrás.

Em 1959, Maurício de Sousa era repórter do jornal Folha da Manhã (atual Folha de S. Paulo). Certo dia ele ofereceu aos seus redatores uma tirinha sobre um cachorro e seu dono, Bidu e Franjinha.
Suas tirinhas começaram a ser publicadas no jornal e no ano seguinte ganharam um personagem principal. Estamos falando de alguém com apenas cinco fios de cabelo e que troca o “r” pelo “l” na hora de falar. Exatamente: Cebolinha acabava de surgir, mas na época ele não contava com o que viria a seguir...
Cebolinha é um menino esperto e brincalhão. Foi inspirado em um amigo que Maurício teve na infância, em Mogi das Cruzes. Mora com os pais e a irmã mais nova, Maria Cebolinha. Também tem um cachorro de estimação, o Floquinho.
Em 1961 Cebolinha conheceu seu melhor amigo, Cascão. Um garoto com “mania de sujeira” e fanático por futebol (torcedor fiel do Corinthians). Namora a Cascuda. Tudo ia muito bem até que Maurício apresentou ao público a irmã mais nova do personagem Zé Luis...
Mônica entrou em cena, e a roubou! A personagem, criada em 1963, fez tanto sucesso que deixou de ser simplesmente a encrenqueira irmã mais nova do Zé Luis para se transformar em personagem principal. Inspirada em uma das filhas de Maurício, Mônica tem uma personalidade bem antagônica; por um lado é uma menina forte, que não leva desaforo para casa, mas por outro é romântica.
No mesmo ano em que foi criada, Mônica conheceu sua melhor amiga, a Magali. Também inspirada em uma filha de Maurício, é meiga e extremamente comilona. A Magali real conseguia comer uma melância inteira quando criança, e essa característica foi emprestada a personagem. Ela tem um gato de estimação chamado Mingau e namora Quinzinho, o filho do dono da padaria.
A turminha saiu dos jornais em 1970, quando foi lançada a primeira revista Mônica. Dois anos depois saiu a revista Cebolinha. Acho que ele ficou tão inconformado de ter sido criado primeiro e ganhar uma publicação depois que não parou mais de criar planos infalíveis contra a Mônica, sempre convencendo o coitado do Cascão a participar também...
Hoje podemos encontrar a Turma da Mônica não só no gibi, mas em filmes, livros, brinquedos e outros tantos produtos que levam a assinatura de Maurício de Sousa.
Rodinha dos alunos do 1º ano/EF



Desculpem por não ter postado fotos das outras turmas, a máquina fotográfica deu um probleminha.



PASSATEMPO






JOGO DOS 7 ERROS









COLORIR








OLHO VIVO








TIRINHAS















NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR UM RECADINHOS!

Nenhum comentário: