domingo, 14 de setembro de 2008

Gibi na Escola

Esse gênero literário colorido, ilustrado e cheio de recursos gráficos estimula as crianças a tomarem gosto pela leitura

Foi-se o tempo em que os gibis eram proibidos nas escolas. Os quadrinhos são uma excelente opção para incentivar a leitura. A começar pelos personagens, que, por si só, são atraentes para a garotada. Eles despertam interesse por serem bem conhecidos, afinal, estão presentes em brinquedos, jogos, roupas, embalagens, peças de teatro e desenhos na televisão. Sem contar que os protagonistas passam por situações parecidas com as de seus leitores: vão à escola e ao parque, têm pesadelos e medo de dentista. Isso promove a identidade e a familiaridade entre eles.
Mas o grande trunfo são os recursos gráficos. As imagens aparecem associadas a textos coloquiais e permitem que a criança antecipe o enredo e atribua sentido à história, mesmo sem saber ler.


TRABALHANDO COM GIBIS




SUGESTÃO 01

  • Leitura e manuseio de histórias em quadrinhos.
  • Valorização da leitura como fonte de prazer e cultura na escola e na comunidade.
  • Envolvimento de crianças, pais e comunidade em situações de leitura.
Objetivos
  • Estimular nas crianças o prazer de ler antes da alfabetização.
  • Aproximar a escola e a comunidade por meio da leitura.
  • Formar leitores competentes.

Material necessário

Gibis variados, com o máximo possível de exemplares repetidos, cartolina, tesoura, transparências e retroprojetor.

Desenvolvimento

1ª etapa - Reúna as crianças e pergunte quais personagens elas conhecem. Discuta as principais características de cada um e apresente algumas informações comportamentais e físicas. Depois dessa conversa inicial, mande um bilhete aos pais ou fale com eles sobre a importância do projeto. Aproveite para convidá-los a participar. Uma das maneiras é pedir a doação de gibis. Outra é perguntar sobre a possibilidade de eles comparecerem durante uma hora na escola, no decorrer do projeto, para ler para a turma ou participar como ouvintes das rodas de leitura. Ao receber as doações, catalogue e organize-as por título para ficar mais fácil encontrar o desejado. Assim estará montada a gibiteca. Para animar a garotada e controlar os empréstimos, faça carteirinhas de sócios para todos.
Anote as datas de retirada e de devolução. Aproveite os momentos de organização do acervo para ensinar a manusear o material corretamente: as páginas devem ser viradas com cuidado e com as mãos limpas para não rasgar nem amassar. Explique que é preciso se comprometer a devolver o gibi na data estipulada para que outros colegas possam ler depois.
2ª etapa - Prepare transparências com algumas seqüências e apresente as histórias com a ajuda de um retro projetor. Faça uma máscara de cartolina para cobrir os quadrinhos, pois o ideal é mostrá-los um a um. Dessa maneira, todos vão fazer uma observação minuciosa das expressões fisionômicas dos personagens e dos detalhes das cenas. Chame a atenção para o formato dos balões e as onomatopéias. Depois de analisar cada um, pergunte: “O que será que vem no próximo?”, para estimular as crianças a antecipar o enredo. Depois, leia o texto completo para a turma entender a seqüência.
3ª etapa - Para a leitura compartilhada, distribua exemplares do mesmo gibi para que todos possam acompanhar a história individualmente, em duplas ou trios. Depois que a turma tiver um bom repertório, escolha uma das histórias, recorte os quadrinhos e embaralhe-os. Organize a sala em grupos e distribua um montinho com uma seqüência completa para cada um. O desafio é remontar na ordem correta.
4ª etapa - Repita os momentos de leitura várias vezes durante a semana – o ideal é fazer disso uma atividade permanente durante o ano. É hora de chamar os pais que se dispuseram no início a participar do projeto para comparecer à sala. Eles podem ser leitores ou simplesmente ouvir as histórias na roda. Cuide para que esses momentos sejam bem descontraídos. Uma idéia é levar os pequenos para ler no parque. Outra, espalhar colchonetes e deixá-los curtir os quadrinhos à vontade.

Avaliação

Para saber se os objetivos foram alcançados, observe se depois dessas atividades as crianças buscam espontaneamente a leitura de gibis e com que freqüência, se comentam as histórias preferidas e se adquiriram o hábito de levá-los emprestados para casa.

SUGESTÃO 02

Desenvolvimento
O professor deverá pedir para os alunos trazerem gibis de casa ou ele distribuirá duas ou três folhas de gibis para cada um.
Cada aluno montará uma história em quadrinho, seguindo os seguintes passos:
1- Recortar os quadrinhos e retirar todos os balões originais .
2- Colocar no mínimo nove quadrinhos dos que recortou em cima da carteira, de modo a formar uma seqüência.
3- Tomar uma folha de sulfite horizontalmente, fazer uma margem de dois centímetros no lado esquerdo da folha.
4- Dividir o restante da folha em nove retângulos.
5- Colar em cada retângulo, um dos quadrinhos que recortou, na mesma seqüência que estava em cima da carteira.
6- Fazer os balões de cada personagem, (escolhendo entre fala, pensamento, cochicho e grito) e suas falas respectivas, sempre observando que o texto deverá ter seqüência .
7- Dar um nome para a história. Se o aluno desejar colocar mais de nove quadrinhos em sua história, poderá ocupar o verso da folha .
8- Recolher as histórias de toda a classe, juntá-las , grampeá-las todas juntas pela margem direita e colocar uma capa.

Um comentário:

Unknown disse...

Achei a ideia ótima, mas pode ser desenvolvido com alunos da 4ª série, ou vcs tem outras ideias. Se tiverem gostaria muito que me enviassem ,pois comecei um projeto na minha escola com alunos da 4ª série, mas necessito de mais ideias.
Uum abraço amigo,
Adriana Alves Marques Mendonça

Meu email é: adriana.mendonca@ig.com.br