A promoção e defesa do meio ambiente é a nossa apólice de seguro para um futuro feliz para a humanidade e o nosso melhor legado às futuras gerações.
Por acreditar que a criança só aprende com elementos que produzam significado e porque apenas a vivência e os processos construtivos disparam sentimentos e reflexões que dão vida ao aprendizado, o projeto DE PEQUENININHO QUE SE ESCOLHE O CAMINHO foi desenvolvido com a proposta de fomentar a integração entre instituição pública e privada. O projeto visa a harmonização, a cooperação, o intercâmbio, a otimização dos esforços, e objetiva o aumento da eficácia das práticas ambientais, relacionando os conhecimentos sobre meio ambiente a uma experiência transformadora por meio de oficinas interativas, considerando a Educação Ambiental como uma arte, no sentido de trabalhar com a sensibilidade e com a criatividade por buscar alternativas para envolver pessoas e instituições num processo de reeducação: revendo valores, percepções e sentidos em relação à forma de ver, viver e sentir o mundo. Espera-se que a semente lançada no coração de cada criança germine e seus frutos espalhem novas sementes para um amanhã melhor.
O projeto “DE PEQUENININHO QUE SE ESCOLHE O CAMINHO", nasceu no ano de 2006, entre um diálogo das educadoras Iara Almeida de Barros Mares e Iraídes Ribeiro da Silva Gama, sobre os conteúdos programáticos que estavam desenvolvendo em sala de aula, onde ambas destacaram a temática Meio Ambiente, a qual despertou nos alunos grande descontentamento em relação às ações do homem com a natureza e também o interesse de preservá-la.
Hoje, o projeto atende a 30 alunos (4° Ano de Escolaridade) e 27 alunos (5° Ano de Escolaridade) da E. E. Olindo de Miranda e Souza/Escola Pública, 25 alunos (2° Ano/EF), 16 alunos (3º ano/EF), 24 alunos (3ª série/EF) e 17 alunos (4ª série/EF) do C. C. Dr. Fernando Magalhães/Escola Privada e 25 alunos (2º ano/EF) do Pré-escolar Tinah/ Escola Municipal.Cronograma de ações:
- Reunião com pais - Apresentar o Projeto: De pequenininho que se escolhe o caminho (Pré-escolar Tinah,E. E. Olindo de Miranda e C. C. Dr. Fernando Magalhães)
- 1º Encontro - Confraternizar X conhecer - ( Clube AABB)
- Visita a COPASA - Conhecer a ETA
- Oficina de teatro -Desenvolver habilidades: expressão oral e expressão corporal (Anfiteatro Abrigo das Artes)
- Oficina de Leitura e Escrita - Desenvolver habilidades: leitura e escrita ( sala de aula)
- Oficina de dança - Desenvolver expressão corporal (Anfiteatro Abrigo das Artes e Corpo Academia)
- Oficina de reaproveitamento e reciclagem - Desenvolver a criatividade e aproveitar diversos materiais (Quadra de Esportes do C. C. Dr. Fernando Magalhães)
- Campanhas Educativas - Desenvolver o poder de persuasão (Comunidade local)
- Palestras - Sensibilizar e conscientizar toda comunidade escolar (Anfiteatro Abrigo das Artes)
- Sessão de Vídeo - Sensibilizar e conscientizar (Anfiteatro Abrigo das Artes)
- 2º Encontro:Jogos Esportivos - Conscientização, Integração e lazer (Polioesportivo)
- Visita ao lixão, à Elevatória de esgoto da COPASA e ao Rio Jequitinhonha - Observar, avaliar e buscar soluções (Zona rural da cidade)
- Plantio de mudas - Simbolizar e retribuir os benefícios da natureza (Avenida de um bairro de Almenara)
- 3º Encontro (acantonamento) - Estreitar laços de companheirismo, socialização e observar o ambiente rural (Fazenda Boa Esperança)
- Soltura de Alevinos - Preservar espécies nativas da região (Rio Jequitinhonha)
- 4º Encontro (ensaio geral) - Preparar para as apresentações na culminância do projeto
C. C. Dr. Fernando Magalhães - Culminância - Mostrar as ações desenvolvidas (SESC Laces de Almenara)
1º Encontro
Passeio ao AABB com os alunos da Escola Pública (E. E. Olindo de Miranda e Souza), Escola Privada (Colégio Comunitário Dr. Fernando Magalhães) e Escola Municipal (Pré-escolar Tinah), com a finalidade de se interagirem e selarem o compromisso e a parceria no atual projeto, proporcionando momentos de lazer X conhecimento.Confraternizar X conhecer.
Um comentário:
coloca a do acantonamento tia cris bjus
Postar um comentário