domingo, 14 de setembro de 2008

Semana Maurício de Sousa


"Esta semana, abrace seu coelhinho azul ou seu plano infalível... e venha com muita alegria conhecer as histórias de Maurício de Sousa!"







Como propota do Clube Maluquinhos por leitura, a Biblioteca Monsenhor Soares disponibilizará para os alunos do colégio gibis da Turma da Mônica, Turma do Chico Bento, bem como toda a história do autor Maurício de Sousa.







Vamos conhecer a turma da Mônica?






Mônica


Mônica é o personagem mais conhecido de Mauricio de Sousa. Representa uma menina forte, decidida, que não leva desaforo pra casa mas, ao mesmo tempo, tem momentos de feminilidade e poesia. Mora com os pais, tem um cãozinho chamado Monicão e vive pra baixo e pra cima agarrada a um coelho de pelúcia. E este coelho, que ela trata com todo o carinho, também serve de "arma" contra os meninos. Principalmente o Cebolinha e o Cascão, que não param de "aprontar" com ela. Dai levam cada coelhada que vou te contar. Foi criada em 1963, baseada na filhinha do Mauricio, com o mesmo nome. No início, saía nas tiras do Cebolinha, nos jornais. Depois começou a "roubar a cena" e ganhou sua revista própria em 1970. Desde essa época, é uma das revistas que mais se vendem no país. Hoje, além dos quadrinhos - onde aparece na história como líder imbatível e dona absoluta da rua - Mônica é estrela de cinema, teatro, tem vários produtos que levam seu nome, faz campanhas educativas e comerciais de tevê. Estrela mais versátil, impossível.





Sanção

Coelhinho de pelúcia azul, inanimado, é o bichinho de estimação da Mônica. Criado em 1963, sua primeira aparição foi junto com sua dona, na tira do Cebolinha (nº 18) do jornal "Folha de São Paulo". Ao criar o Sansão, Mauricio inspirou-se no verdadeiro coelho de pano, que a própria Mônica, sua filha, arrastava pela casa quando tinha 2 anos. Na realidade, era amarelo, recheado de palha, grandão e pesado. Dele não sobrou quase nada. O segundo Sansão veio quando Mônica, aos 7 anos, apresentou-se com seu pai - Mauricio de Sousa - num programa de TV, e foi presenteada com um coelho de pelúcia azul, que ela guarda até hoje. No início, o Sansão dos quadrinhos não tinha nome, o qual foi escolhido em 1983, através da sugestão de uma menina de 2 anos, chamada Roberta Carpi, de Ribeirão Preto. A primeira história em que o Sansão apareceu com seu nome definitivo foi intitulada "Tum Dum Tum Dum Tum Dum", na revista "Mônica" nº 161, em setembro de 1983.



Monicão




Este cachorrinho baixinho, gorducho e dentuço não é a cara da dona?Quem é a dona?!
A Mônica, claro!
O Monicão foi um presente do Cebolinha e do Cascão para a Mônica. Bem, a intenção deles era fazer uma gozação com a cara dela,mas não deu muito certo porque a Mônica e o Monicão se dão super bem e "ai" de quem mexer com eles.







UM GALOTO DIFELENTE

Cebola, um garoto de cabelos espetados que, quando falava, trocava o “R” pelo “L”, existiu mesmo, fazia parte de uma turma de garotos, lá de Mogi das Cruzes, e acabou emprestando suas características para o Cebolinha, personagem criado em 1960 por Mauricio de Sousa. Ele já foi mais gordinho, mais crescidinho e até mais cabeludo, mas sempre com o mesmo jeito “englaçado” de falar. Parceiro de aventuras - ou seria melhor dizer “vítima”? - da Mônica, a quem vive tentando derrotar com seus “planos infalíveis”, Cebolinha teve a sua revista lançada em 1973 e nas horas vagas também é astro de tevê, cinema e teatro.




Floquinho

É o misterioso animal de estimação do Cebolinha. Com uma pelagem super-original, espalha a dúvida por onde passa:
Está indo ou andando de costas?
De que lado é o focinho?
É um cachorro, mesmo?










Maria Cebolinha


Bebezinho, irmã do Cebolinha. Inspirada na filha mais velha de Mauricio; Mariangela.








PINTOU SUJEIRA

Cascão nasceu em 1961, baseado nas recordações de infância do próprio Mauricio.
Ele conta que, no início, teve receio da reação do público para com este personagem com uma certa “mania de sujeira”. A aceitação, entretanto, foi imediata e a popularidade cresceu tanto que desde agosto de 1982, Cascão tem sua própria revista.


















Cascuda

É a namorada do Cascão. É meio sujinha, mas de vez em quando toma banho. Para desencanto do namorado.











Chovinista


É o porquinho do Cascão, quero dizer, é o bichinho de estimação do Cascão. Divertido, esperto e carinhoso, nunca deixa seu dono na mão. Às vezes até salva o Cascão de algum apuro, como um banho acidental ou uma situação que tenha água no meio.
Mas ao contrário de seu dono, Chovinista não se importa muito em tomar banho, o que deixa o Cascão decepcionado de vez em quando.










Franjinha

É um menino inteligente e curioso, sempre envolvido com pesquisas e invenções. Tem mais de dez anos, vai à escola e é um amigão da turma toda. Mas às vezes, com a mania de tentar ajudar o Cebolinha ou o Cascão contra a Mônica, inventa coisas incríveis e que nem sempre dão certo. Daí até ele leva coelhadas.Tem seu "laboratório" num galpãozinho no fundo do quintal. Nas histórias em quadrinhos do Mauricio, foi o primeiro personagem criado comercialmente, ao lado do seu cãozinho Bidu. Suas aventuras foram lançadas em tiras no Jornal Folha de São Paulo a partir de 1959.








Bidu



Cãozinho de estimação do Franjinha. Acompanha as aventuras da Turminha como um cãozinho fiel. Mas de vez em quando tem suas próprias histórias, onde fala com objetos e outros animais. "Nasceu" em 1959, juntamente com o Franjinha, nas páginas da Folha de São Paulo. E como foi o primeiro personagem de sucesso do Mauricio, até hoje é o símbolo da Mauricio de Sousa Produções. Como vemos o Mauricio também se mantém fiel a ele.





Magali

É outro personagem baseado em pessoa real.
A Magali real é filha do Mauricio (como a Monica e a Maria cebolinha) e a Magali personagem é uma das criações mais simpáticas e conhecidas da turma.
A de verdade comia uma melancia inteira em criança. Daí o personagem seguir seus hábitos.
Mas apesar desse apetite todo, Magali continua elegante e feminina.
É a única que não vive brigando com a Mônica. Tem um gato, o, e vive com os pais.


Mingau

O gatinho da Magali é uma graça. Mimoso como a dona. Embora não tenha o mesmo apetite. Inteligente, esperto, participa ativamente da vida da casa, da família, com sua graça e elegância. Todos o adoram.







Titi

É um dos mais velhos da turma. Está sempre em crise, pois é jovem demais para algumas coisas e velho demais para outras. Tem uma namorada chamada Aninha.












Aninha

Menina simpática, meio ciumentinha, namorada do Titi. E a coisa parece séria. Faz tempo que são vistos juntos...

















Xaveco

Faz parte da Turma da Mônica. Curte as estripulias geralmente "inventadas" pelo Cebolinha. E, como todos, de vez em quando, corre da Mônica.











Zé Luiz

É o mais velho da Turma.

















Chico Bento


Criado em 1961, teve como modelo um tio-avô de Mauricio, sobre quem ele ouvia muitas histórias contadas pela sua avó.
Em agosto de 1982, foi lançada a primeira revista, onde a Turma da Roça, entre eles a Rosinha, namorada do Chico Bento, o Zé lelé,Hiro , o Zé da Roça, a professora Dona Marocas, o padre Lino e vários outros personagens vivem divertidas histórias num ambiente gostoso e pacato do interior .






Rosinha

Menina da roça, bonita e decidida, é um encanto para os olhos do Chico Bento com quem mantém um namorinho tímido, cheio de olhares e mimos.
Quem sabe, um dia, isso não dê em casamento?















Giselda

Enfim um personagem que homenageia as galinhas: Giselda. A galinha de estimação do Chico Bento. Aliás, como todos os animaizinhos do sítio. Mas Giselda tem dado um bom trabalho ao Chico. Volta e meia escapa de virar canja ou almoço de raposa graças à proteção do Chico Bento. Em troca, bota ovos bonitos e saudáveis. Que o Chico também evita comer. Não por causa do colesterol (ele ainda não sabe sobre isso), mas porque prefere que nasçam, cada vez mais, lindos pintinhos no galinheiro.




Nhô Lau

É o sofrido dono da mais atraente plantação de goiaba nas terras próximas da casinha do Chico Bento. E como não podia deixar de acontecer, o pomar fica sempre no caminho do Chico Bento, para onde quer que ele vá. Daí, das duas, uma: ou o Chico se empanturra de goiabas deliciosas ou foge a toda dos tiros de sal que o Nhô Lau dispara contra ele. Mas o Nhô Lau não é mau sujeito. Só gostaria que pelo menos uma vez as suas goiabas pudessem ficar na goiabeira até o ponto da colheita.








Zé Lelé

Surgiu, como personagem nas histórias do Chico Bento, não faz muitos anos. Mas agradou desde o início pelo humor que traz às histórias e pela sua participação sempre surpreendente. É primo do Chico.












Zé da Roça

Amiguinho e colega de escola do Chico Bento.
Não fala "caipirês". Como personagem de história em quadrinhos, surgiu até mesmo antes do Chico. Em tiras diárias no jornal "Diário de São Paulo", no início da década de 60. Seu companheiro de tira de jornal, antes de surgir o Chico, foi o nissei (filho de japonês) Hiroshi, que teve o nome simplificado para Hiro. A tira se chamava "Hiroshi e Zezinho". E foi ali que apareceu o Chico.







Um comentário:

Natsumi ~ disse...

Turma da Mônica *------------*