PROJETO MARATONA DE LEITURA
Supervisora Pedagógica: Cristiane M. da Costa
Bibliotecária: Shirley dos Santos
Monitora da Brinquedoteca:Marta da Conceição
Ano: 2008.
INTRODUÇÃO
( Monteiro Lobato)
PÚBLICO ALVO:
Alunos da Educação Infantil e 1º ano a 4ª série/EF.
· Incentivar a leitura, estimulando a criatividade, o espírito inventivo e a curiosidade dos estudantes com a intenção de contribuir para formar uma nova geração de leitores, mais capaz e mais crítica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Contribuir para a formação de um leitor autônomo e proficiente;
- Estabelecer relações entre a criação literária e outras formas de arte como a música, a pintura, etc.;
- Valorizar e fortalecer os saberes sócio-culturais contidos nas histórias como elemento de consolidação de uma identidade cultural fiel à composição social da comunidade envolvida;
- Promover, através da contação de histórias, a divulgação de hábitos e informações educativas de uma forma pedagógica;
- Desenvolver o prazer de ler e ouvir poemas e outros textos literários;
- Produzir poemas, utilizando recursos e tipos conhecidos; acrósticos, paródias, paráfrases, sonetos;
- Usar temas/assuntos do dia-a-dia para desenvolver os poemas: meio ambiente,cidadania, cultura popular, além de falar de amor, paixão e amizade.
- Criação do Clube Maluquinhos por Leitura;
- Seleção de um acervo de histórias com conteúdo educativo, bem como poesias;
- Escolha de autores para serem trabalhados durante o ano (Ed. Infantil e 1º ano);
- Momento de leitura na biblioteca, brinquedoteca, jardim e nas salas de aula;
- Comentários sobre os textos lidos;
- Anotações e exercícios;
- Oficinas de produção (criação de poemas: acrósticos, paródias, paráfrases, sonetos, montagens);
- Saraus literários;
- Apresentações teatrais (reconto das histórias).
AVALIAÇÃO
- Elaboração de uma ficha para acompanhamento da leitura do aluno;
- Elaboração do relatório final (após as apresentações dos trabalhos);
- Elaboração de uma ficha avaliação do projeto.
RESULTADOS ESPERADOS
CULMINÂNCIA
Mário de Andrade
A culminância do projeto acontecerá na semana do Magalhães em Cena, onde apresentaremos todos os trabalhos produzidos ao longo do ano.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CAGLIARI, Luiz Carlos, Alfabetização. São Paulo: Scipione, 1989.
FERREIRA, Goulart Luíza. Leitura e escrita num enfoque construtivista. Belo Horizonte: Consultoria Técnica Educacional, 1993.
KATO, Mary Aizawa. O aprendizado da leitura / Mary Kato - 5ª Ed. São Paulo. Martins. Fontes / 1999 – Texto e Linguagem.
KATO, Mary Aizawa. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística – 7ª Ed. São Paulo. Martins Fontes.
KLEIMAN, Ângela. Texto e Leitor: Aspectos cognitivos da leitura – 7ª Ed. Campinas, São Paulo. Martins Fontes, 2000.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Apostila Diretrizes a Leitura, análises e interpretação de textos – Procedimentos Didáticos.
LITERATURA em minha casa -
JORNAL Estado de Minas
REVISTA Veja, Época, Isto É, Mundo Jovem.
- A fantasia do lobo Barreto -
- Qual o tamanho do seu chinelinho? -
- Alonça e Juca Brito
- Girassóis
- A felicidade das borboletas
- A saga de Siegfried
- Sol e Lua
- A bola e o goleiro
- Jornal do menino
- ...Que eu sou pra Angola...
- O beco da rua
- História vira-lata
- Mas que festa!
- O outro jornal do menino
- Jogos Olímpicos : Os jogos da era moderna/Os grandes vencedores/Pequim 2008/O Brasilnos jogos olímpicos/As primeiras olímpiadas/Esportes olímpicos incomuns/Cintia e os jogos paraolímpiados/Os símbolos olímpicos.
Organizamos um cantinho onde colocamos expositores com os novos livros, gibis e jornais...
Organizamos também um cantinho com passatempos e desenhos para colorir.
Cada mesa foi decorada com estes enfeites feitos de bisqui e cabaças (arte da professora Marta)
Amanhã teremos a " Parada para leitura", onde todos os alunos e funcionários do colégio estaram no jardim apreciando alguma leitura seja um livro, jornal, revista ou gibi.
O Mundo das Fábulas e dos Contos
Subprojeto: O Mundo das Fábulas e dos Contos
Publico Alvo: Alunos da Educação Infantil.
Apresentação
Mas o que está por trás de cada fábula?
Através de uma atividade com fábulas, você pode despertar nos alunos o hábito da leitura e da escrita, da criação e da produção.
Metodologia
- Selecionar algumas fábulas, de diferentes estilos e autores (Esopo, La Fontaine, Leornado da Vinci),que serão apresentados aos alunos;
- O professor fará o reconto das fábulas em várias aulas, procurando conduzir a leitura com inferências. Também é importante motivar a escuta do texto com mudança no tom de voz, enfatizar as expressões, enfim, dar vida ao texto;
- Proporcionar espaço para os alunos expressarem as suas opiniões e comentários;
- Conversar sobre o que é uma fábula;
- Disponibilizar para os alunos diversas fábulas;
- Elaborar atividades relacionadas com a fábula trabalhada na semana;
- Montar um mural com as fábulas trabalhadas;
- Realizar uma parceria com a turma da 3ª série, que trabalhará com a mesma temática;
- Criar novas fábulas com questões do dia-a-dia e ilustra-las;
- Pesquisar em sites outras fábulas e outros autores.
Produção Final
Confecção de um livro de fábulas, realizado a partir dos trabalhos dos próprios alunos.
Avaliação
A avaliação será contínua e diagnóstica.
Referência Bibliográfica:
Coleção Literatura. Melhoramentos.
1. O Patinho Feio
2. A menina do leite
3. O ursinho e as abelhas
4. A lebre e a tartaruga
5. A Galinha Ruiva
6. Os Bandidos
7. A "Sabe-Tudo"
8. A Baleia Alegre
9. O Periquito Tagarela
10. O Abuso de Confiança
11. O Ursinho Desavergonhado
12. O Ouriço e o jogo da Cabra-cega
13. O Canguru Marinheiro
14. O Caracol Invejoso
15. O Cavalo Descontente
16. A Coelhinha das Orelhas Grandes
17. O Ursinho e o Mel
18. O Leão e o Esquilo
19. A Ovelha Negra
20. Os Ratinhos Desobedientes
21. O Professor Golfinho
22. A Borboleta Orgulhosa
23. Os Burros Espertos
24. O Canguru que Saltava para Trás
25. O Coala Sujo
26. A cigarra e as formigas
27. A Assembléia dos Ratos
28. O Corvo que quis imitar a Águia
29. O Leão e o rato
30. O rato do campo e o rato da cidade
31. A raposa e as uvas
32. A raposa e o galo
33. O Lobo e os sete cabritinhos
Acrescentar:
· A Bonequinha Preta
· Picote, o menino de papel
· O Boneco Doce
Clube Maluquinhos por Leitura
Subprojeto: Clube Maluquinhos por Leitura
Publico Alvo: Alunos do Ensino Fundamental I.
Apresentação
Venha nessa viagem! Embarque sem medo...
Venha sonhar, divertir, amar... Venha ler.
Principalmente ler! Leia muito!Leia sempre!
O Clube Maluquinhos por Leitura nasceu da necessidade de fomentar o gosto pela leitura e proporcionar competências para a escrita.
Metodologia
- Elaborar o regulamento;
- Divulgar o clube para os alunos do colégio;
- Confeccionar a carteirinha do clube;
- Proporcionar espaço para os alunos expressarem as suas opiniões e comentários;
- Disponibilizar para os alunos vários livros;
- Organizar rodas de leituras (Os alunos recebem um livro para participar de uma roda. Com o livro em mãos, eles se alternam lendo em voz alta e parando periodicamente para discutir sobre o significado dos trechos lidos);
- Realizar concursos (cartazes, produção de textos, frases, etc);
- Realizar a “Semana do Autor”;
- Organizar campanhas de doação de livros.
REGULAMENTO DO CLUBE MALUQUINHOS POR LEITURA
Art. 1º - Inscrições
São admitidos como integrantes do Clube Maluquinhos por Leitura alunos devidamente matriculados no Ensino Fundamental I do C.C. Dr. Fernando Magalhães.
A carteirinha é atribuída mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição.
Art. 2º - Disposições gerais
2.1. O clube faz parte da Biblioteca Monsenhor Soares.
2.1.1. Todos os funcionários e alunos poderão contribuir para a adição de mais título à coleção de livros da Biblioteca.1.2. Durante o ano letivo, os livros circularão entre todos os seus membros, de acordo com as normas deste regulamento.
Art. 3º - Dos livros
3.1. Os títulos serão objeto de divulgação através da bibliotecária, doss professoras e do blog Magalhães em Cena.
Art. 4º - Da requisição dos livros e do seu movimento
4.1. Os livros têm que ser devolvidos em boas condições e os alunos que os requisitam são responsáveis por eles.
4.2. Todos os alunos se comprometem a devolver os livros no prazo de dez dias.
4.3. Findo o prazo, os alunos entregarão o livro, podendo requisitá-lo por um novo período caso não tenham concluído a sua leitura.
Art. 5º - Disposições finais
A utilização da carteirinha implica a aceitação deste regulamento e o respeito pelas normas de educação.
BRINQUEDOTECA
Subtítulo: Brinquedoteca: A construção de um espaço para brincar
Diretora: Eleonora Cerqueira
Supervisora Pedagógica: Cristiane M. da Costa
Orientadora Educacional: Iara Barros Mares
Bibliotecária: Shirley do Santos
Monitora da Brinquedoteca:Marta da Conceição
Ano: 2008.
“A criança é poeta, pois cria um mundo para si, submete as coisas que estão à sua volta a uma nova ordem que ela controla soberanamente”
(“O poeta e a fantasia” – Sigmund Freud )
OBJETIVO
- Criar um espaço de convivência que propicie as interações espontâneas e prazerosas, valorizando o ato de brincar.
METODOLOGIA
- Organização do espaço em áreas e cantos temáticos (Estação da Leitura, Estação do Faz-de-conta, Estação dos Brinquedos e Brincadeiras e Estação da Arte);
- Seleção de livros, brinquedos, jogos e brincadeiras adequados a idade dos alunos;
- Momento de leitura na brinquedoteca, no jardim e nas salas de aula;
- Oficinas de produção;
- Reconto das histórias;
- Organização de um espaço para os alunos expressarem as suas opiniões e comentários;
- Organizar rodas de leituras;
- Realizar concursos;
- Realizar a “Semana do Autor”;
- rganizar campanhas de doação de livros;
- Realizar uma parceria com os alunos do Ensino Fundamental I para leituras e dramatizações;
- Oferecer aos educadores momentos de estudo sobre “O brincar na Infância, o brinquedo e seu significado e os jogos simbólicos” e “ Estrutura e características de uma brinquedoteca”.
AVALIAÇÃO
- Elaboração de uma ficha para acompanhamento da leitura do aluno;
- Registro diário sobre do desenvolvimento dos alunos nas atividades oferecidas pela brinquedoteca.
RECURSOS
Recursos Humanos
- Equipe de professores especializados para a realização e o desenvolvimento de atividades;
- Supervisora Pedagógica;
- Orientadora Pedagógica;
- Monitora.
Recursos Materiais
- Salas;
- Recursos audiovisuais,
- Material recreativo e didático das oficinas.
Estações da Brinquedoteca.
Brincar é coisa séria!
Estação de Leitura
“O livro é aquele brinquedo, por incrível que pareça, Que, entre um mistério e um segredo, Põe idéias na cabeça.” (Maria Dinorah)
Biblioteca da Dona Livrinha
Tem como objetivo ser um espaço confortável, para acolher a criança que quer ler um livro, gibi, revistas ou jornais. É o momento em que a criança terá contato com figuras e com personagens de uma forma descontraída.
Estação do Faz de conta
"A primeira forma de leitura é a leitura de figuras, pois é desde cedo que se cultiva este hábito. Por isso, as crianças são capazes de representar contos, pequenas histórias, dramatizar cenas da vida real que tenham observado.”
È o local onde a criança inventa a sua história, seus personagens, fantasia o seu cenário. Onde o que vale é brincar de “faz de conta”, elas poderão ficar livres em um “palco” para atuarem as suas apresentações. Como recursos teremos fantoches, fantasias e o que a imaginação permitir.
Sugestão de brincadeira de “faz de conta”:
Estação dos Brinquedos e Brincadeiras
"Soubéssemos nós adultos preservar o brilho e o frescor da brincadeira infantil, teríamos uma humanidade plena de amor e fraternidade. Resta-nos, então, aprender com as crianças.” (Monique Deheinzelin).
Neste espaço, as crianças poderão utilizar diferentes formas de brincar. Ela será estimulada a criar situações cotidianas através dos brinquedos (brincar de casinha, de escolinha, etc).
Teremos também os jogos para serem manuseados livremente, surgindo diferentes formas de se brincar, ou direcionado pelo professor.
Um local para as crianças utilizarem diferentes materiais de desenho, pintura, modelagem, escultura. Basta querer para fazer!
Acredito que a nossa Educação Infantil é mágica, encantadora e capaz de propiciar momentos onde os nossos alunos possam viajar através da imaginação e assim criar as mais diversas situações em suas brincadeiras, construindo e se apropriando de conhecimentos onde o brincar assume um papel didático.
Cristiane M. da Costa
Supervisora Pedagógica
Um comentário:
Parabéns pelo Blog e pelos projetos desenvolvidos na escola.
Amei
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