Projeto Interdisciplinar de Geohistória, língua Portuguesa e Informática
“ Brincar não é perder tempo, é ganha-lo. É triste ter meninos sem escola, mas mais triste é vê-los enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação humana.”
Carlos Drumond de Andrade
Objetivos
- Envolver os alunos no projeto como produtores e não meros consumidores de tecnologia;
- Promover a valorização da interação entre alunos e professores, a partir das experiências de troca, cooperação e construção conjunta;
- Resgatar o valor dos brinquedos e brincadeiras populares, como forma de manifestação cultural;
- Propiciar ao aluno a possibilidade de discutir a importância de se conhecer parte de nosso folclore, ressaltando os aspectos culturais, sociais e históricos envolvidos nos brinquedos e nas brincadeiras de rua e de alguns dos objetos utilizados nas mesmas;
- Resgatar o brincar espontâneo como elemento essencial para o desenvolvimento integral da criança, de sua criatividade, aprendizagem e socialização;
- Comparar as brincadeiras de hoje com aquelas vividas por nossos pais e avós.
Desenvolvimento
- Conversar com os alunos sobre o tema “ Brinquedos e Brincadeiras”;
- Fazer um levantamento de dados: quais os brinquedos eles possuem, qual a brincadeira que eles mais gostam;
- Reflexão sobre o papel cultural dos brinquedos e brincadeiras;
- Pesquisar a respeito das brincadeiras tradicionais brasileiras. (utilizar os recursos da internet);
- Agendar um dia para confecção de alguns brinquedos (cavalo de pau, pede lata, telefone sem fio,bioquê, etc);
- Realizar algumas brincadeiras como “ Dono da Rua”, “Pega Bandeira”, “ Forno de Bolo”, “ Passa o Anelzinho”,etc.
Culminância
Os alunos confeccionarão um jogo do Mico com as imagens dos brinquedos e brincadeiras trabalhadas no projeto. (Laboratório de Informática - Paint)
Brincando de "Forno de Bolo".
" Pega Bandeira"
" Pé de Lata"
" Telefone sem fio"
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