quarta-feira, 2 de julho de 2008

JOGOS DE MESA















XADREZ

O Xadrez é jogado por dois jogadores colocados frente a frente com o tabuleiro de permeio, jogam alternadamente uma jogada cada, começando as brancas todas as partidas.O Xadrez joga-se num tabuleiro quadrado com 8 linhas (ordenadas de 1 a 8) por 8 colunas (ordenadas de “a” a “h”) num total de 64 casas alternadamente claras e escuras. O tabuleiro é colocado com uma casa branca do lado direito do jogador ((h1 ou a8). Cada jogador dispõe no inicio do jogo de 16 peças : 1 Rei, 1 Dama, 2 Torres, 2 Bispos, 2 Cavalos e 8 Peões, todas com movimentos diferentes. Só o cavalo pode saltar por cima de uma casa ocupada por outra peça sua ou do adversário. Na posição inicial a Dama branca fica em casa branca, Dama Preta fica em casa preta, os Reis ficam na casa de cor contrária. No Xadrez a peça que captura, ocupa a casa anteriormente ocupada pela peça capturada. Todas as peças podem capturar todas as peças adversárias, com excepção do Rei que não pode ser capturado, mas pode capturar. O Rei NÃO pode colocar-se numa casa controlada por uma peça adversária. Não é obrigatório capturar as peças adversárias (embora por vezes acabe por o ser). O objectivo do jogo é dar Xeque-Mate ao adversário.

O Rei
Não pode ser capturado, mas o objetivo do adversário é atacá-lo para dar Xeque-Mate. Joga uma só casa de cada vez em todas as direções (horizontais, verticais e diagonais).





A Dama
É a peça mais valiosa do jogo, devido ao seu grande raio de ação. (Vale cerca de 9 pontos) Joga quantas casas quiser e puder em todas as direções; horizontais, verticais e diagonais.



A Torre
Depois da Dama é a peça mais valiosa. (Vale cerca de 5 pontos)Joga quantas casas quiser e puder pelas horizontais e verticais
Bispo
Um bispo joga pelas casa brancas o outro pelas pretas.(Vale cerca de 3 pontos) Joga quantas casas quiser e puder pelas diagonais


O Cavalo
É a única peça que pode passar por cima de outra peça.(Vale cerca de 3 pontos)Joga em “L”duas casas para um lado e uma para o outro

O Peão

O peão é unica peça que não pode andar para trás.(Vale cerca de 1 ponto)Joga uma casa de cada vez para a frente, no entanto só quando está na casa inicial, pode avançar 2 casas.Captura na diagonal, uma só casa



Captura na passagem
O peão pode também capturar um peão adversário, quando o peão adversário estando na sua casa inicial avance duas casas (colocando-se a seu lado). Nessa circunstância o primeiro pode capturar, como se o segundo tivesse avançado apenas 1 casa - Este movimento chama-se “Captura na passagem” e só pode ser efectuado no lance imediato.











A Promoção
Quando qualquer peão atinge uma das ultimas casas do tabuleiro (portanto do lado adversário) ele é promovido a outra peça mais valiosa (Dama, Torre, Bispo ou Cavalo).
Pode-se promover tantos peões quantos os que consigam chegar á ultima linha, podendo ter no limite 9



O Xeque
Há Xeque quando o Rei é ameaçado.Para resolver a situação existem três possibilidades:
Fugir para uma casa não ameaçada;
Capturar com o Rei ou outra peça, a peça que está a ameaçar;
Interpor uma peça entre a atacante e o Rei (situação não possível quando o xeque for efectuado por um cavalo ou peão

O Xeque-mate

Esta situação verifica-se quando não existe defesa para um xeque adversário.
O jogador que der Xeque-Mate ganha o jogo.


Empate

O jogo de Xadrez pode terminar empatado:
Empate por afogado, quando não é possível efectuar qualquer jogada legal e o Rei NÃO está em Xeque. Empate por repetição deposições, quando se verificam 3 posições iguais (dinâmica e estática).Quando se efectuam 50 jogadas (das brancas e das negras) sem que haja capturas de peças ou movimentos de peões.

Nenhum comentário: