quarta-feira, 9 de julho de 2008

A Avaliação na Educação Infantil

AVALIAÇÃO

“ O que não se mede, fica à deriva.”


POR QUE AVALIAR?

A finalidade básica da atividade avaliativa é que sirva para intervir, tomar decisões educativas, para observar a evolução e o progresso da criança e para planejar se é preciso modificar determinadas situações, relações ou atividades.
O mais importante é emitir um juízo, definir uma situação, mas propor hipóteses contrastá-las com as das outras pessoas adultas que se relacionam com a criança, comprová-las e modificá-las quando se considerar que não correspondem à evolução da criança.

COMO SE AVALIA?

Para realizar uma atividade completa e objetiva é preciso recolher dados, observar, obter informações para compreender melhor as crianças e as suas necessidades.
Um instrumento útil para isto é o registro diário, no qual se anotam as situações, as experiências e os diversos aspectos da caminhada do grupo, das crianças individualmente e de seus processos, seja no âmbito da aprendizagem ou no âmbito relacional e de grupo, a criação de um portfólio e as atividades diagnósticas.
A cada final de bimestre,trimestre ou semestre (dependerá da organização da instituição), deverá ser elaborado um relatório de cada criança, retratando suas descobertas, experiências, vivências e conquistas em vários aspectos.

O QUE RELATAR

  • As características da faixa etária;
  • Sentimentos e emoções: se a criança expressa seus sentimento, se identifica os sentimentos e emoções nas outras pessoas, se aceita as manifestações de afeto, etc.;
  • Participação nas atividades tanto em grupo como individuais de maneira geral;
  • Assiduidade;
  • Cuidados consigo mesmo e com o ambiente que a circunda;
  • Abordagem das áreas trabalhadas.

LEMBRETE: Vale lembrar que a postura do professor em relação à avaliação deve ser de um profissional da Educação Infantil,possuidor de uma linguagem clara, objetiva e pedagógica.
Cada criança é um indivíduo, com uma história de vida e uma personalidade que são únicas. Na idade pré-escolar, o relacionamento da criança com outras pessoas pode ser caracterizado como egocêntrico, na medida em que, pela própria etapa de desenvolvimento em que se encontra, ela tem dificuldades para se colocar na perspectiva do outro, de entender e aceitar pontos de vista que não sejam os seus, como uma alternativa à sua visão de mundo e dos acontecimentos.

Para ajudar abaixo segue dois exemplos de relatório.

Ficha Evolutiva/ 1º Semestre

Nome:

Série: Data:

Indicadores: SO – Supera os objetivos propostos para a etapa/AO – Atende aos objetivos propostos para a etapa/NA – Ainda não atende aos objetivos propostos para a etapa

Desenvolvimento Sócio-Afetivo
Relaciona-se com o grupo, demonstrando respeito em ouvir o colega e expressar suas opiniões.
Respeita as regras e reconhece a necessidade de estabelecê-las.
Organiza com autonomia materiais e atividades individuais e coletivas.
Resolve situações de conflitos que surgem no cotidiano da sala de aula, sem a intervenção da professora.
Concentra-se pelo tempo necessário nas atividades propostas

Linguagem Oral e Escrita
Demonstra uma escrita alfabética, estabelecendo correspondência entre letra e som.
Lê sentenças e pequenos textos, preocupando-se em compreender as informações.
Demonstra habilidade na organização da escrita no papel, fazendo uso da letra cursiva.
Produz palavras, frases, sentenças contextualizadas e pequenos textos.
Procura livros de histórias no acervo da sala, O Cantinho de Leitura.
Tem o hábito de visitar a biblioteca do colégio
Demonstra confiança em si mesma nas ações cotidianas

Raciocínio lógico-Matemático
Conta e identifica números de 1 a 99
Conta e registra os números de 1 a 50.
Recorre à adição e subtração (noções básicas: juntar, tirar e comparar) para fazer cálculos.
Resolve problemas e desafios matemáticos usando estratégias e procedimentos próprios.
Aplica os conceitos matemáticos relativos à quantidade, tamanho e espaço.

Desenvolvimento Psicomotor

Esquema Corporal
Reconhece o próprio corpo e as possibilidades de expressar-se por meio dele.

Lateralidade
Conhece os limites e potencialidades do seu corpo através das diferentes dinâmicas do movimento.

Orientação Espacial e Temporal
Localiza-se no espaço e no tempo e estabelece relação entre os mesmos.

Desenho e Grafismo
Demonstra habilidade no movimento de pinça ao manusear o lápis nas diversas atividades escritas.
Preocupa-se em fazer o traçado correto das letras e números.

Natureza e Sociedade
Conhece sua história pessoal
Participa dos trabalhos individuais e em grupo
Adota hábitos de auto cuidado à higiene, segurança e alimentação.
Demonstra interesse em realizar e conservar o meio ambiente

Fase de Desenvolvimento

Pré-silábico
Sua escrita não corresponde a escrita convencional.
Silábico
Utiliza uma letra para cada silaba oral com ou sem correspondência sonora
Silábico-alfabético
Utiliza uma letra para cada sílaba oral, manifestando certo domínio sobre a correspondência sonora: letra/fonema.
Alfabético
Já questiona os aspectos ortográficos da linguagem.

Observações: __________________________________________________

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