terça-feira, 13 de maio de 2008

1- Jogo dos 7 erros :
O profº elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, substitui uma letra por outra que não faça parte da palavra. A criança deve localizar essas 7 substituição ou:
•Inverte a ordem de 2 letras;
•Omite uma letra;
•Acrescenta 1 letra que não existe;
O profº escreve um texto conhecido (música, parlenda, etc.) e substitui 7 palavras por outras, que não façam parte do texto, o aluno deve achar quais são elas.Ou omite 7 palavras.



2 - Caça palavras:

O profº monta um quadro e dá só uma pista: "Ache 4 brinquedos " por exemplo, ou:
•Monta o quadro e escreve, ao lado, as palavras que o aluno deve achar;
•Dá um texto ao aluno e destaca palavras a serem encontradas por ele, dentro do texto.




3 - Jogo da memória:


  • O par deve ser composto pela escrita da mesma palavra nas duas peças, sendo uma em letra bastão, e a outra, cursiva;

  • O par deve ser composto por uma peça contendo a figura, e a outra, o seu nome.



4 - Cruzadinha:
O profº monta a cruzadinha convencionalmente, colocando os desenhos para a criança escreva seus nomes.




5 - Bingo



  • De letras;

  • De palavras




6 - Quebra-cabeça



  • De letras;

  • De palavras;

  • De rótulos





7 - Dominó de palavras



  • De letras;

  • De palavras.




8 - Jogo do alfabeto:


Utilize um alfabeto móvel.Divida a classe em grupo e entregue um
jogo de alfabeto para cada um.Vá dando as tarefas, uma
a uma:
–organizar em ordem alfabética;
–o professor fala uma letra e os alunos falam uma palavra que inicie com ela;
–formar frases com a palavra escolhida;
–formar palavras com o alfabeto móvel;
–contar as letras de cada palavra;
–separar as palavras em sílabas;
–montar histórias com as palavras formadas;
–montar o nome dos colegas da sala;
–montar os nomes dos componentes do grupo, etc.



9 - Rimas

Várias cartas com figuras de objetos que rimam de três formas diferentes são colocadas diante das crianças. Escrever o nome dos alunos no quadro e chama a atenção para o final de cada nome.Procurar uma palavra que rime com cada nome ou se alguns nomes terminarem igual pode se colocar junto.
Depois criar junto com eles frases com os nomes e as palavras. Por fim elaborar um texto utilizando todas as frases.

10 - Corrida da centopéia
Entregar para cada criança um círculo de colorset ou cartolina, pedindo que desenhe a carinha da centopéia e explicar que cada um irá formar a sua centopéia, acrescentando um pedaço do corpo para cada palavrinha escrita, letraou número, vai depender do que o professor está trabalhando.

Nenhum comentário: