quarta-feira, 16 de abril de 2008

ADAPTAÇÃO ESCOLAR

Informações sobre o processo de adaptação escolar:

O ingresso na escola representa mais um marco no desenvolvimento da criança, pois agora é a etapa de separação, individualização da criança. Permanecer numa escola, em ambiente novo e desconhecido, por mais atraente que seja, sempre significa ficar sem a presença da mãe, sem o porto-seguro. Muitas vezes, não é só o que é novo que assusta, mas, sim, a ausência da família.
A criança pode querer ficar e, simultaneamente, teme afastar-se da família, pois isso significa renunciar à sua proteção. Alguns autores comparam o ingresso na escola ao desmame. Agora ela terá a sua vida integrada a um grupo social de iguais, quando estabelecerá as primeiras normas de vida em sociedade.
As dificuldades dessa passagem estão diretamente relacionadas às relações afetivas entre a criança e a família e a todos os fatos que as determinaram. Os sentimentos da família em relação à escola e a respectiva entrega da criança a outros adultos é fator decisivo na segurança da criança.
Caberá à escola programar um período facilitador dessa adaptação, em que deverão acontecer atividades suficientemente atraentes que possibilitem à criança fazer a opção de ficar na escola, apesar deste fato representar afastar-se de seus pais.
Concluindo, podemos dizer que uma boa adaptação à escola ocorrerá quando existir uma harmonia da criança consigo mesma, dela com a família e desta com a escola, na figura da professora representando a instituição. Portanto, será através da interação professora/família que teremos uma boa adaptação escolar.
A seguir algumas informações sobre o processo de adaptação:
1 - A decisão de colocar seu filho na escola deve resultar de atitude pensada, consciente;
2 - A separação, apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança quanto para a mãe, mas é superado em pouco tempo;

3 - O choro na hora da separação é freqüente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na escola;

4 - Evite comentários sobre a adaptação da criança em sua presença;
5 - Incentive a criança a procurar a ajuda do seu educador quando necessitar algo, para que crie laço afetivo com ele;

6 - Lembre-se que o educador atende às crianças em grupo, procurando distribuir sua atenção, igualmente, promovendo junto com a mãe a integração da criança;
7 - Se os pais confiam na escola, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança, que suportará melhor a nova situação;

8 - O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado;
9 - Poderão ocorrer algumas regressões de comportamento durante o período de adaptação, assim como alguns sintomas psicossomáticos (febre, vômitos etc.)
10 - É comum verificar-se nessa fase uma ambivalência de sentimentos. O desejo de autonomia da criança e a necessidade de proteção ocorrem simultaneamente.
Em caso de dúvidas quanto ao comportamento de seu filho ou quanto às condutas adotadas pela escola, procure a direção,supervisão e orientação que estarão à sua disposição para esclarecê-lo e ajudá-la sempre que necessário.

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