segunda-feira, 8 de junho de 2009

Semana da Ortografia

Semana da Ortografia com o Concurso de Soletração

O desenvolvimento da ortografia constitui um dos principais desafios para os educadores, quando planejam um programa de aprendizado e desenvolvimento da escrita. “Dominar a ortografia” é uma expressão que significa que os alunos escrevem com precisão e na ordem apropriada. Inclui também o uso dos acentos gráficos, do til, da cedilha, dos sinais auxiliares da grafia – hífen e apóstrofo – e dos sinais de pontuação.
Para se conseguir um uso adequado da ortografia é preciso, então, que os alunos sintam o desejo e o interesse de se comunicar por escrito de acordo com propósitos claros e dentro de contextos significativos para eles.

Utilizaremos como estratégias:

  • O trabalho em sala de aula com uma variedade de textos, levando o aluno a analisá-los e reconhecer as palavras;
  • A criação de um painel com as palavras, das quais os alunos apresentaram dificuldades, reforçando diariamente a pronúncia e a escrita;
  • Exercícios de denominação da ordem dos elementos de uma seqüência, segundo sua localização: último, penúltimo e antepenúltimo;
  • O filme "Prova de Fogo".

Cronograma:

Dias 02 a 05/06/09 - Divulgação da Semana da Ortografia e do Concurso de Soletração

Dia 08 e 09/06/09 - 1ª Fase do Concurso de Soletração (cada professor fará em sua sala)

Dia 10/06/09 - 2ª Fase do Concurso de Soletração ( os três primeiros colocados de cada série disputarão o 1º e 2º lugar do segmento Ensino Fundamental I)



Filme - Prova de Fogo


Sinopse
Sensível produção que tem no centro da trama uma garota de onze anos de idade que não leva uma vida nada fácil já que seu pai está morto, sua mãe é indiferente com ela e seu irmão está envolvida com as perigosas gangues de jovens da vizinhança. Assim, certo dia, o diretor de sua escola a chama para participar de um concurso de soletrar. Logo ele reconhece a inteligência e o talento da garota para tal coisa, fazendo com que ela se interesse em aperfeiçoar e treinar o seu talento. Isso a leva a conhecer um famoso treinador de soletração. Dai em diante começa um envolvimento novo para a garota que vê as chances de seus sonho se realizarem e percebe que na verdade, por mais que suas condições são adversas, ela tem muito valor quando tem a chance de participar do concurso nacional da categoria.
Elenco e Ficha Técnica
Laurence Fishburne
Keke Palmer
Angela Bassett
Curtis Armstrong
Sean Michaels Sahara Garey
Direção: Doug Atchison
Distribuição: Vídeo Filmes

VALE A PENA PENA ASSISTIR!

Nenhum comentário: