terça-feira, 5 de maio de 2009

Subprojeto Baú de Leitura: Maurício de Sousa


BAÚ DE LEITURA: Maurício de Sousa
Professora: Gerusa Alves Silva
Turma Envolvida: 2º ano
Diretora: Eleonora Cerqueira Lima Amorim Almeida
Supervisora Pedagógica: Cristiane M. da Costa
Orientadora Educacional: Giselle Gusmão Sousa
Trimestre:
Ano: 2009.


“Ao criar histórias em quadrinhos, turma de alfabetização aprende a transmitir suas idéias utilizando o desenho e a palavra.”
Denise Pellegri
O Subprojeto Baú de Leitura,caracteriza-se por combinar a imagem com o texto escrito, buscando aflorar a criatividade, imaginação e a curiosidade do aluno, trabalhando-se o processo ensino-aprendizagem com funções diversas tais como: divertir, informar, anunciar, convencer, comunicar, persuadir, entre outras. Assim, estaremos garantindo a aprendizagem da leitura e da escrita, e o aluno expressará suas idéias, pensamentos e intenções, além de estabelecer relações num processo de interação professor-aluno-família.
OBJETIVOS
  • Tomar conhecimento de dados sobre a vida e obras do autor Maurício de Sousa.
  • Descrever o ambiente e os personagens.
  • Analisar as ações e atitudes dos personagens.
  • Valorizar da leitura como fonte de prazer e cultura na escola e na comunidade.
  • Estimular nas crianças o prazer de ler no período da alfabetização.
  • Aproximar a escola e a comunidade por meio da leitura.
  • Distinguir uma história em quadrinhos de outros gêneros textuais.

METODOLOGIA

  • Divulgação na sala pela professora.
  • Leituras e pesquisas sobre a vida e obra de Maurício de Sousa.
  • Leitura e compreensão dos gibis.
  • Explorar as características do texto.
  • Realização de atividades específicas de ortografia, gramática e interpretação textual.

MATERIAL NECESSÁRIO

  • Gibis da Turma da Mônica.
  • Baú.
  • Biografia de Maurício de Sousa.
  • Dicionário.
  • Imagens do escritor e da Turma da Mônica.
  • Papéis variados.
  • Transparências e retroprojetor.
  • Data show.
  • Televisão/filmes.
  • Máquina fotográfica

AVALIAÇÃO

Para saber se os objetivos foram alcançados, observe se depois dessas atividades as crianças buscam espontaneamente a leitura de gibis e com que freqüência, se comentam as histórias preferidas e se adquiriram o hábito de levá-los emprestados para casa. Sugerimos também:

  • Leitura dramatizada;
  • Auto-avaliação;
  • Relatório final (professor).

Visita à biblioteca

Conhecendo um pouco sobre a vida e obras do autor Maurício de Sousa.






Um baú cheio de revistinhas da turma da Mônica foi escondido no jardim do colégio. Sabendo deste baú, os alunos do 2º ano/EF não mediram esforços para encontrar este "tesouro".











Depois da brincadeira de caça ao tesouro, todos poderam se deliciar com as histórias.






Diversão com Chico Bento:

Nenhum comentário: