terça-feira, 4 de agosto de 2009

Minas adia volta às aulas devido à gripe suína (H1N1).

A volta às aulas na rede estadual de Minas foi adiada para o dia 10 de agosto devido à gripe suína –a gripe A (H1N1), informou nesta sexta-feira a Secretaria de Estado da Educação.
A medida também já foi adotada por escolas particulares e universidades de diferentes cidades do país para conter o avanço da doença.

SINTOMAS DA GRIPE SUÍNA
  • Febre alta repentina e superior a 38 graus
  • Tosse
  • Dor de cabeça
  • Dores musculares e nas articulações
  • Dificuldade respiratória

(Os sintomas podem iniciar no período de 3 a 7 dias após contato com esse novo subtipo do vírus.A pessoa com os sintomas deve ficar em repouso e tomar bastante líquido. Além disso, deve ser providenciado acompanhamento médico nos hospitais públicos).

Entenda como a epidemia começou

Depois de amedrontar os mexicanos e americanos, a gripe suína ameaça se alastrar pelo mundo, num devastador efeito dominó, e já deixa em alerta autoridades sanitárias de vários outros países. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que existe risco de uma nova pandemia mundial. Entenda o que é a doença e como ela surgiu.

1. O que é a gripe suína?

Uma doença respiratória que começa em criadores de porcos, um vírus gripal do tipo A que pode se propagar rapidamente. A transmissão começa, em geral, por meio de pessoas que estejam em contato com esses animais. A epidemia teve início no México, o país mais atingido.

2. Quais os sintomas?

Os sintomas da gripe suína são similares ao da gripe comum, porém mais agudos. Segundo o Ministério da Saúde, é comum o paciente apresentar febre acima de 39 graus, acompanhada de problemas como tosse e dores de cabeça, nos músculos e nas articulações.

3. Qual é o agente causador da doença?

O vírus influenza. Assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus da influenza suínos, humanos e aviários. Os porcos tornam-se, então, como que tubos de ensaio, que combinam e favorecem o aparecimento de novos tipos de vírus. Esses vírus híbridos podem provocar o aparecimento de um novo tipo de gripe, tão agressivo como o da gripe aviária e tão transmissível como o da gripe humana. Ainda desconhecido do sistema imunológico humano, esse vírus poderia desencadear uma pandemia de gripe.

4. Quais são as formas de contágio?

A gripe de origem suína não é contraída pela ingestão de carne de porco, mas por via aérea, de pessoa para pessoa, como recordou neste sábado em Paris o Ministério da Agricultura. Isso porque, de acordo com os Centros de Controle de Enfermidades dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), a temperatura de cozimento (71º Celsius) destrói os vírus e as bactérias presentes na carne de gado suíno. Preocupados com a transmissão pelo ar, alguns mexicanos estão usando máscaras cirúrgicas e evitando o contato muito próximo com outras pessoas.

5. A doença gripe suína tem cura?

Drogas antivirais podem ser usadas no tratamento e na prevenção do mal. Sua atuação consiste em impedir que o vírus da gripe suína se reproduza dentro do corpo humano. A eficácia do tratamento será maior se ele for iniciado até dois dias após os primeiros sintomas.

6. Existe vacina contra o mal?

Só para porcos. Não para o ser humano. Segundo as autoridades mexicanas, que citam a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina existente para humanos é para um tipo anterior do vírus, contra o qual não é tão eficaz. Mas "a produção de vacina pode tornar-se possível na medida em que o vírus tenha sido identificado". O Tamiflu, o medicamento que contéme oseltamivir, utilizado contra a gripe aviária, é eficaz, diz a OMS. A vacina contra a gripe estacionária humana não protege contra a gripe suína.

7. O que a OMS diz a respeito?

A OMS está em estado de alerta, "porque há casos humanos associados a um vírus de gripe animal, mas também pela extensão geográfica dos diferentes focos, assim como pela idade não habitual dos grupos afetados", segundo a entidade afirma em comunicado oficial. A OMS elevou o atual nível de alerta de pandemia de 3 para 4 (o que ainda não caracteriza a existência de pandemia). A escala vai de 1 (baixo risco de casos humanos) a 6 (transmissão sustentável e eficiente entre humanos).

8. A internet oferece fontes seguras de informação sobre o assunto?

Sim. Os sites da OMS (em inglês, com opções de espanhol e francês), da Organização Panamericana de Saúde (Opas, em inglês e espanhol) e dos Centros de Controle de Enfermidades dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês, idioma do site).

Para rir um pouquinho...


___________________________________________________________________



__________________________________________________________________

Líderes de Turmas

SEMEAR...

Quem planta árvores, colhe alimento.
Quem semeia flores, colhe perfume.
Quem semeia o trigo, colhe o pão.
Quem planta amor, colhe amizade.
Quem semeia alegria, colhe felicidade.
Quem planta a vida, colhe milagres.
Quem semeia a verdade, colhe confiança.
Quem planta fé, colhe a certeza.
Quem semeia carinho, colhe gratidão.
No entanto, há quem prefira semear tristeza e colher desconsolo,
plantar discórdia e colher solidão,
semear vento e colher tempestade,
plantar ira e colher desafeto,
semear descaso e colher um adeus,
plantar injustiça e colher abandono.
Somos semeadores conscientes, espalhamos diariamente milhões de sementes ao nosso redor. Que possamos escolher sempre as melhores, para que, ao recebermos a dádiva da colheita farta, tenhamos apenas motivos para agradecer.
(Autor desconhecido)
Parabéns Líder!!
Você tem grande valor, plante sempre boas sementes para que a sua colheita seja farta...

Confiamos em Você!!

Abraço!


Giselle Gusmão – Orientadora




LÍDERES DE TURMA


LÍDER: É aquele que dirige o trabalho num clima democrático, apoiando e aceitando as condições e decisões da turma com criatividade, solidariedade, responsabilidade e dedicação, e que através de eleição recebeu da turma o voto de confiança para representá-lo nesta Instituição de Ensino. Aumentando assim a sua responsabilidade e a necessidade de educar-se para desempenhar a liderança que lhe foi entregue e confiada.

Cada turma elege o seu Líder e Vice-líder, sob a orientação do SOE e do SSP.


São atribuições do Líder de Turma:

  • Representar a turma sempre que for solicitado ou necessário;
  • Ser o interlocutor da turma junto à Direção, ao SOE, ao SSP e ao Corpo Docente, levando ao conhecimento desses órgãos os problemas ou dificuldades enfrentadas pela turma, coletivamente, ou por colegas, individualmente;
  • Proporcionar à turma um ambiente de amizade e união;
  • Acompanhar os colegas nas dificuldades apresentadas (aprendizagem, atitudes, faltas, casos de doenças), auxiliando a Direção, o SOE, o SSP e os Professores;
  • Colaborar com os colegas novatos para que se adaptem ao ambiente escolar;
  • Participar das reuniões do Conselho de Classe e outras, quando convocado;
  • Colaborar com a manutenção da ordem e disciplina de sua turma, bem como da organização da sala de aula;
  • Auxiliar os professores em sala de aula, através da busca ou devolução de material didático, do acompanhamento de alunos encaminhados ao SOE, e de quaisquer outras atividades solicitadas pelos docentes;
  • Na saída da turma da sala, apagar as luzes, desligar os ventiladores;
  • Atuar em situações de conflito dentro da sala, promovendo o entendimento entre as partes;
  • O representante de turma poderá ser qualquer um dos alunos eleito pelos colegas para representá-los. O aluno escolhido para representar a turma recebeu da maioria, voto de confiança para exercer a função, o que faz aumentar sua responsabilidade e necessidade de dedicar-se à vida escolar, para que seu desempenho seja de boa qualidade.

São atribuições do Vice-líder de Turma:


  • Substituir o Líder de Turma em suas ausências ou impedimentos;
  • Colaborar com o Líder de Turma no desempenho de suas funções.

Mas afinal, quais são as características de um líder?


  • Democrático (representará a turma com a cooperação de todos)
  • Compreensivo (entender as dificuldades dos colegas)
  • Educado e cortês
  • Responsável
  • Honesto
  • Imparcial
  • Ter iniciativa
  • Justo
  • Leal
  • Assíduo às atividades escolares e de representação
  • Dinâmico
  • Estudioso
  • Persistente
  • Apresentar-se sempre com uniforme organizado
  • Ser exemplo para todos

DISPOSIÇÕES GERAIS

  • O mandato do líder de turma deverá ser de um ano.
  • O líder de turma poderá ser substituído a qualquer momento, seja por vontade própria ou interesse da turma, necessitando para isso, uma nova votação ou visando à substituição do mesmo pelo vice-líder.

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL


Festa Julina - Arraiá Magalhães

Os meses de junho e julho são conhecidos pelas comemorações das Festas Juninas. Organizar convites, ensaiar as danças típicas, enfeitar a escola... É o folclore marcando presença.
A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto o Arraia Magalhães tem como objetivo integrar alunos, professores, funcionários e pais num momento de socialização e cultura com descontração e ampliação de conhecimentos.


Convite

“Venha festejar com a gente no calor do nosso Arraiá.”

Data: 04/06/09 (sábado)
Horário: 17 horas
Local: Quadra do colégio

Decoração do Ambiente

Entrada








Barracas: Brincadeiras e Alimentação












Concurso Culinária Infantil
Premiação:
1º Lugar
2º Lugar

3º Lugar
Mesa dos jurados

1º Lugar: João Victor e sua mãe Graça (4ª série/EF)

2º Lugar: Lavínia (4ª série/EF) e Luma (3º ano/EF)

3º Lugar: Camila (2ºano/EF) e Rafael Augusto (3º ano/EF) representados pela mãe Giselle.
Concurso Caipira
Premiação



3º Lugar - Julia (3º ano/EF)

2º Lugar - Clara (2º ano/EF)

1º lugar - Ana Luisa (4º ano/EF)



Abertura das Apresentações
Alunas do Ensino Fundamental II agradecendo aos pais e funcionários pela presença e apoio nas atividades.
Apresentação do Maternal
Música:




Apresentação do 1º Período/EI
Música: Mexe mexe
(Aguarde, estamos postando as fotos)
Apresentação do 2º Período/EI
Dança do Arco com Fitas
(Aguarde, estamos postando as fotos)

Quadrilha do Ensino Fundamental I