quinta-feira, 2 de julho de 2009

VISITA AO CORREIO













Aguarde,estamos postando as fotos

4ª série - Machado de Assis

PROJETO MARATONA DE LEITURA
Subtítulo: Ciranda de Leitura: Machado de Assis
Série: 4ª série/EF
Professora: Josélia Botelho M. de Almeida
Diretora: Eleonora Cerqueira Lima Amorim Almeida
Supervisora Pedagógica: Cristiane M. da Costa
Orientadora Educacional: Giselle Gusmão Sousa
Período: 1º Trimestre
Ano: 2009.

INTRODUÇÃO
“O que transforma uma pessoa não é aprender a ler e a escrever, mas, fazer o uso da leitura e da escrita.”
(autor desconhecido)

Sabemos que a criança que possui desde cedo o contato com livros e leituras realizadas e incentivadas por educadores competentes terá um melhor desempenho escolar, pois o hábito de ler se transforma em verdadeiro prazer.
O Subprojeto Ciranda da Leitura acontecerá em sala de aula e todas as atividades serão registradas e catalogadas para que os estudantes e os pais acompanhem o desenvolvimento do processo de aprendizagem.
OBJETIVO
  • Saber quem foi o escritor Machado de Assis: em que época viveu, o que escreveu e a importância dele para a literatura brasileira.
  • Conhecer o momento histórico brasileiro em que viveu o escritor.
  • Distinguir apólogo de outros gêneros literários.
  • Contribuir para a formação do leitor literário.
  • Ampliação da capacidade de análise literária.

METODOLOGIA

  • Leitura e compreensão do texto Um Apólogo, de Machado de Assis.
  • Pesquisa: Biografia de Machado de Assis.
  • Pesquisa: Momento histórico brasileiro - fim do Império, abolição da escravatura, proclamação da República; A sociedade do Rio de Janeiro no século XIX.
  • Seminário sobre a vida e as obras do autor.


MATERIAL NECESSÁRIO

  • Cópias do texto Um Apólogo para cada aluno.
  • Livros e sites de História do Brasil sobre fim do Império, a abolição da escravatura, proclamação da República e a sociedade do Rio de Janeiro no século 19.
  • Obras de Machado de Assis.
  • Biografia de Machado de Assis.
  • Dicionário.
  • Imagens do escritor e da época em que viveu.
  • Revistas com reportagens sobre Machado de Assis.
  • Documentários e filmes.
  • Uma caixa de costura com agulha, linha e alfinete, e um pedaço de tecido.

AVALIAÇÃO

Como o objetivo é a formação do leitor literário, são a compreensão e a visão crítica do texto que devem ser avaliadas. Para isso, tenho algumas sugestões de atividades:

  • Leitura dramatizada do texto, em que um aluno é o narrador e outros três fazem a fala da agulha, da linha e do alfinete.
  • Transformar o texto em peça de teatro (desde que antes eles tenham contato com textos do gênero).
  • Fazer um debate sobre a moral de Um Apólogo. Contar a história sem ler, para um público que não seja formado pelos colegas.
  • Escrever um apólogo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Revista Nova Escola setembro/2008.
Conto “Um Apólogo” de Machado de Assis.
Biografia de Machado de Assis.